Hotel Minas Gerais Guaçui
Um Hotel de Tradição no Coração de Guaçuí
Após a emancipação política do município de Guaçuí/ES, datada de 25 de dezembro de 1928, por iniciativa do Sr. José Graça, inaugurou-se, em 1930, a construção do prédio onde se encontra, atualmente, o Grande Hotel Minas Gerais, que veio a ser o principal centro de hospedagem de turistas, comerciantes, políticos e outros viajantes, que vinham em busca de lazer, negócios, atividades políticas e compras.
Fatores como o desenvolvimento agropecuário, a inauguração de grandes casas comerciais, a prosperidade da lavoura cafeeira, o crescimento dos rebanhos de gado de corte e leiteiro, além do crescimento demográfico e urbanização fizeram com que Guaçuí se destacasse como uma das principais cidades do Sul do Espírito Santo.
Assim, o Grande Hotel Minas Gerais despontou-se como centro de convergência; e sob a luz de seu alpendre foram assinados grandes acordos políticos, dos quais se originaram a criação e instalação de agências bancárias, coletorias, postos de saúde, escolas e Correios, dentre tantos outros de suma importância para a economia e o desenvolvimento local.
Devido ao seu alto requinte nos anos 50, 60 e 70, muitas foram as pessoas ilustres que ali se hospedavam como, por exemplo, ministros, governadores, senadores, deputados, cantores e artistas famosos, tais como Nélson Gonçalves, The Fevers, Paulo Sérgio, Wando, Milton Gonçalves, Martinha, Elba Ramalho e tantos outros. Importante destacar ainda, que no decorrer dos anos 70, o referido Hotel foi escolhido pela equipe de produtores do filme “Sagarana, o Duelo” como centro de concentração de atores, atrizes, diretores, supervisores, produtores e equipe técnica, responsáveis pelas filmagens, o que o tornou muito frequentado naquela década.
Dentre seus antigos proprietários, destaca-se o fundador, José Graça; Henrique Lacerda Penha Forte Ferraz, Osório Marques e Aloísio Paixão Marques, tendo ainda, como principais administradores, Luiz de Oliveira, Ivo de Oliveira, Guiomar Barros, Renê Hoffmann, Getúlio Lucindo, Mario Roberto Azevedo e Cecília Vale Vieira.
Hoje, quase centenário, o Grande Hotel Minas Gerais se encontra sob a administração da ilustre Sra. Júlia Maria Guedes Gomes, disponibilizando aos seus hóspedes quartos com televisão e ventilador, além de confortáveis apartamentos com banheiro privativo, ar condicionado, tv smart e frigobar. Conta ainda com uma ampla rede de Internet Wi-Fi, canais de tv por assinatura, completo serviço de lavanderia, frigobar e lanches.
E como não poderia faltar, pela manhã é servido um requintado café com variedades em frutas, sucos, pães, bolos, queijos e outras delícias da região.